A história de uma menina francesa que viveu 13 anos entre os animais selvagens da África. Ela cresceu entre elefantes, leopardos, cobras e viveu uma infância incrível em uma tribo na Namíbia.

menina-mogli-tippi-degre

NOME: Tippi Benjamine Okanti Degré
DATA DE NASCIMENTO: 04 de Junho de 1990
ONDE NASCEU: Windhoek em Namíbia, África
PAI: Alain Degré
MÃE: Sylvie Robert

Tippi Degré nasceu na Namíbia, África, em 1990. Seu nome, como ela mesmo explica, não vem de “teepee” que é o nome dado a tenda indígena em formado de cone, o nome dela é TIPPI, e tem origem no nome da atriz americana Tippi Hendren que atuou no filme “The Birds” de Alfred Hitchcock, um filme de suspense lançado em 1963.

Ela também explica a origem do nome “Okanti” que na língua Ovambo, falada em uma das tribos da Namibia, significa “mangusto”, nome dado a um pequeno predador que vive na selva e come animais menores.

onca-com-tippi-a-menina-mogli

A mogli da vida real

capa-do-livro-tippi

tippi-degre-cresceu-na-africa

Tippi a verdadeira Mogli

Ajudando a dar banho em um elefante.


Tippi ou a pequena menina Mogli da vida real, como ficou conhecida, viveu 13 anos em uma tribo na selva africana. Você deve estar se perguntando: Como ela foi parar lá? Vamos a resposta:

Tippi é filha de Alain Degré e Sylvie Robert, dois fotógrafos que trabalham para o National Geographic e viviam alocados na Namíbia. A decisão do casal de fotógrafos franceses permitiu que a filha fosse criada em meio a natureza selvagem e assim ela pôde compartilhar e crescer em uma tribo, uma experiência única na vida de uma criança.

Experimentar a natureza selvagem desta forma é visto por muitos como algo arriscado e perigoso, mas para Tippi a vida era tão natural que nem um leão à assustava.

 

tippi-brinca-com-macaco-na-africa

degré dormindo com onça

Tippi degré e o avestruz

Como contam histórias,desde criança, ela nunca teve medo de leões e leopardos. Nem teve medo quando encontrou pela primeira vez o grande elefante, considerado o rei  da Floresta, “Abu o Africano”. Graças a inocência e a imaginação ela conseguiu conquistar a confiança desse enorme animal, as histórias dos pais dizem que ela simplesmente olhava o enorme elefante direto nos olhos, sem medo e falava com ele.

tippi-degre

Caminhando com um elefante.

Na natureza com a Tippi a menina mogli

“Eu não quero ser famosa. Eu só quero ser normal.” 

Tippi Okanti Degré

Quando o trabalho dos pais terminou na Africa, Tippi voltou com eles para França onde ela pode terminar os estudos com aulas particulares em casa. Anos depois ela entrou para Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris para cursar Cinema.

“Tippi acredita que é africana e ela quer obter o passaporte da Namíbia. Ela quer se tornar a embaixadora da Namíbia. É como a história da Mogli, mas a Tippi é real.”

Sylvie Robert

 

tippidegré15

O Discovery Channel realizou 6 documentários com Tippi Degré depois de conhecer sua história encantadora. Já existe também um livro que conta um pouco mais de sua história “Tippi: My Book of Africa“, não encontramos a versão em português do livro.

 

tippi degré na tribo.

Compartilhamos abaixo dois pequenos vídeos com um pouco mais da incrível história da Tippi Degré:

 

Essa história nos fez refletir no tipo de educação que queremos dar aos nossos filhos, a Tippe Degré nasceu e cresceu para o mundo e com o mundo.

As vezes subestimamos o peso de nossas palavras e ações como educadores e as infinitas nuanças que podem ser criadas dentro da cabeça de uma criança. As crianças devem crescer para o mundo e não para nós mesmos, precisamos ser capazes de deixar as crianças livres.

“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” Oscar Wilde

Que tal deixar seu filho brincar em liberdade, aceitando uma lambida do cachorro da vizinha ou deixando ele se sujar no parque brincando com sua criatividade?

GOSTOU? COMPARTILHE !!!

Share This