A Permacultura é um conjunto de ferramentas que permite desenhar e criar assentamentos sustentáveis a partir de nós mesmos e o que podemos fazer em nosso ambiente.

permaculture garden

Hoje muitos estão cientes da poluição, as alterações climáticas, as questões ambientais, a exploração de todos os recursos naturais, do afastamento do homem da sociedade e as comunidades em que vive. A lista poderia parecer interminável e sem esperança. Assim como é interminável a lista de perguntas que surgem a partir desses problemas:

• Podemos encontrar soluções?

• Como podemos imaginar que é um mundo sustentável?

• Neste cenário que lugar nós temos?

• Como Nós afirmamos que teto temos sobre a cabeça, que trabalho fazemos, como são reorganizadas nossas cidades?

Permacultura é enfrentar esses desafios. 

Permacultura, na verdade, é um conjunto de ferramentas que lhe permite desenhar e criar assentamentos humanos sustentáveis a partir de nós mesmos e o que podemos fazer em nosso ambiente. Uma abordagem que nos restaura a capacidade de transformar problemas em soluções e de olhar o mundo com olhos diferentes.

People Care permaculture

 

Permacultura é um termo criado por Bill Mollison e David Holmgren nos anos 70, na Austrália, originalmente significava “agricultura permanente”; agora está focada em agricultura e sua sustentabilidade e do imediatismo e da eficácia da mistura de técnicas propostas: silvicultura, agricultura tradicional e antiga, pecuária e piscicultura.

Com o passar do tempo, o termo passou a significar “Cultura Permanente”; enquanto hoje, tem um significado mais amplo, que e o de “Ecologia Aplicada”.

O que inspira a Permacultura

Permacultura foi inspirado pelos princípios da natureza e os sistemas naturais que evoluíram no planeta ao longo de milhares de anos. Os sistemas naturais, tais como florestas, são locais ricos em biodiversidade, com o máximo de produtividade de biomassa e extremamente eficientes em termos de reciclagem de nutrientes, e são sustentáveis no verdadeiro sentido da palavra, sendo capaz de sustentar-se por milhares de anos de forma independente.

permaculture child sunflower

Na Permacultura olhamos para a floresta com sua abundância e estabilidade e reproduzimos o sistema de uso de plantas comestíveis. O resultado é o que agora é chamado de “Forest Garden”, o “Jardim Floresta”, onde as plantas perenes comestíveis, frutos, sementes oleaginosas (nozes, avelãs …), ervas medicinais, hortaliças são plantadas e semeadas com o objectivo de criar um jardim altamente produtivo e fácil cuidado. O trabalho mais intenso é a coleta e armazenamento de colheitas.

A caixa de ferramentas da Permacultura

conceitos da permacultura

O caminho da Permacultura começa com o estudo da Ética e dos 12 princípios de planejamento.

Ética

Cuidado com o planeta Terra – Cuidados do Povo – Partilha do excedente

permaculture camp

Os 12 Princípios

1 – observar e interagir

Ao tomar o tempo para observar o ambiente que nos rodeia, podemos encontrar soluções para um planejamento que se adapta perfeitamente à nossa situação e nossas necessidades.

2 – Captura e economia das energias

Desenvolvendo sistemas que coletam recursos quando eles são abundantes, podemos torná-los disponíveis em tempo de necessidade, mesmo se eles não estão presentes.

3 – Obter uma colheita

Certifique-se de obter recompensas verdadeiramente úteis como parte do trabalho e premiar você pelo que está fazendo.

4 – Aceite a auto-regulação e o feedback

Precisamos desencorajar a atividade inadequada para garantir que o sistema funcione adequadamente.

5 – Use e promove recursos e serviços renováveis

Nós fazemos o melhor uso dos recursos naturais abundantes para reduzir a nossa dependência ao consumismo e dependência a recursos não renováveis.

6 – Produção de Lixo Zero

Valorizando e utilizando todos os recursos que estão disponíveis, nada é desperdiçado.

7 – Modelos e detalhes

Dando um passo para trás, podemos ver os modelos da sociedade e da natureza. Eles podem formar a espinha dorsal de nossos projetos, preenchendo-os com detalhes à medida que avançamos.

8 – Integrar ao invés que separar

Colocando as coisas certas no lugar certo, as relações se desenvolvem entre elas, que trabalham em conjunto para se apoiar uns aos outros.

9 – Use soluções pequenas e lentas

sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que os sistemas maiores, fazendo uma melhor utilização dos recursos locais e produzindo resultados mais sustentáveis.

10 – Usa e valoriza a diversidade

Diversidade reduz a vulnerabilidade a vários tipos de ameaças e tira vantagem da natureza única do ambiente na qual ela reside.

11 – Use e aumenta as margens

O ponto de encontro entre as coisas é o local onde os eventos mais interessantes acontecem, eles são geralmente os itens de maior valor, a diversidade e a produtividade de todo o sistema.

12 – Use de forma criativa e responda à mudança

Nós podemos ter um impacto positivo sobre mudanças inevitáveis com a observação cuidadosa e intervir no momento certo.

A  Permacultura funciona?

fruit permaculture

Em todo o mundo existem exemplos concretos do que a permacultura pode fazer: projetos privados e públicos, parques, jardins, jardinagem de guerrilha (ou seja, o movimento, que se propõe a remodelar e embelezar com plantas e flores, áreas abandonadas e esquecidas da cidade ), hortas comunitárias, colinas erodidas reflorestadas, e bairros inteiros foram redesenhados de acordo com os seus princípios.

permaculture circle people

Permacultura funciona porque ela restitui o “poder” ao povo para ter de volta o seu futuro e projetá-lo ao seu gosto, em vez de aceitar os projetos impostos por outros. Seus princípios são fáceis de seguir e aprender, e os resultados podem ser espetaculares.

Podemos plantar sozinhos, se queremos: legumes, frutas, plantas medicinais e flores. Mas acima de tudo, não devemos ficar e assistir a deterioração do meio ambiente: podemos tomar medidas simples e práticas para mudar o mundo ao nosso redor.

 

COMPARTILHE ESSA IDÉIA COM SEUS AMIGOS!

Share This