A vida é muito curta para para ser vivida fazendo coisas que não valem a pena.

Essa matéria começou a ser escrita na agência dos Correios de Botafogo-RJ. Enquanto esperava na fila para ser atendido por um dos funcionários, fui surpreendido por uma voz de um senhor que levantou estressado pelo tempo de espera e disse em voz alta “meu tempo é precioso para ficar nessa fila”. Essa frase ecoou de tal maneira na minha cabeça que me fez refletir sobre o valor que damos ao tempo e buscar entender o que realmente importa no fim.

A medida que os anos passam e a morte se aproxima o ser humano começa a ser tomado por pensamentos como: “e se eu tivesse…eu gostaria de…como seria se…”, Porque todos nós não despertarmos para esses valores antes? Afinal, somos capazes de fazer escolhas e não é preciso chegar à maior idade para refletir.

Algumas pesquisas, realizadas com pessoas que chegam a situações de risco de vida, questionam do que elas se arrependem e o que elas gostariam de ter feito diferente.

OS 12 MAIORES ARREPENDIMENTOS 

1 – Eu gostaria de ter passado mais tempo com as pessoas que eu amo.

É fácil deixar aquele tempo passar, mas uma vez que passou não se pode voltar nunca mais.

2 – Eu gostaria de ter me preocupado menos.

Se preocupar é apenas usar sua imaginação para criar coisas que você não quer.

3 – Eu gostaria de ter perdoado mais.

Uma pessoa precisa ser forte para dizer “Desculpa” e ainda mais forte para dizer “Perdão”. Perdoe e siga a vida livre de desse sentimento e assim aproveite a felicidade ao invés deixar ela passar.

4 – Eu gostaria de ter me posicionado.

Nunca permita ser silenciado ou intimidado. Ninguém é mais importante nesse mundo do que você.

5 – Eu gostaria de ter vivido minha própria vida.

Gaste seu tempo fazendo coisas que você quer realizar ou mesmo experimentar. Seja construir um negócio, ter uma ótima carreira, correr uma maratona, ter uma família. Não aceite viver uma vida de mentiras, o sucesso se encontra quando vivemos nossa verdadeira essência.

6 – Eu gostaria de ter sido mais honesto.

Se você não começar a viver a sua verdade, a mentira vai guiar você para aquilo que não é. A honestidade é o único caminho para a felicidade.

7 – Eu gostaria de ter trabalhado menos.

Trabalhar constantemente por algo que você não é apaixonado ou algo que não te entregue um valor adicionada nada mais do que estresse em sua vida. E ainda que você seja apaixonado, mantenha sempre os olhos abertos para conseguir balancear as atividades com o “resto” da sua vida.

8 – Eu gostaria de ter me preocupado menos com o que outras pessoas pensam.

Pare de gastar tempo com a opinião de outras pessoas. Em última instância são apenas opiniões de pessoas que não compartilhar totalmente a sua realidade.

9 – Eu gostaria de ter vivido com todo meu potencial.

Viver sobre suas próprias aspirações, não abaixo da expectativas de outras pessoas. Não existe paixão em viver uma vida abaixo daquilo que você é capaz de viver.

10 – Eu gostaria de ter enfrentado meus medos.

A vida se encontra na distância entre o maior desejo e o maior medo. Lembre-se que o medo é temporário, mas o arrependimento é para sempre.

11 – Eu gostaria de ter parado de ter feito coisas erradas.

Deixar as coisas erradas acontecerem sem fazer nada é abdicar de fazer o que é certo e se sentir bem por isso.

12 – Eu gostaria de ter vivido mais intensamente os momentos.

Viva os pequenos momentos, eles não precisam ser compartilhados para serem verdadeiros. Viva cada segundo intensamente.
Neste momento, você conseguiu perceber qual a semelhança entre todos os itens dessa lista?

Não existem arrependimentos relacionados a trabalho, bens materiais, mas pelo contrário, todos se revelam arrependidos de terem dedicado tão pouco tempo com a família, os pais, os filhos, os amigos. Estavam sempre ocupados quando a mulher ligava querendo dizer um simples “eu te amo”, ou quando o filho pedia para ir ao parque brincar, sempre havia um motivo “maior”, mais “importante”, que roubava aquele momento.

Gostaria que você pensasse nesse minuto qual foi a última vez que olhou nos olhos de alguém que ama e deu um abraço verdadeiro ? Realizar que isso acontece frequentemente em nossas vidas é complicado não?

Lógico que não fazemos isso por mal, somos apenas atropelados pela falsa sensação de comprometimento com coisas que parecem nos fazer ser alguma coisa, mas que na verdade nos fazem ser nada. Passamos mais tempo tentando ser algo do que realmente sendo algo. Sempre estamos buscando algo mais importante, uma promoção no trabalho, um carro maior, uma casa maior, aparelhos de celular mais modernos e quanto mais temos mais queremos e o ciclo se repete e se repete..de forma interminável..

Mas paremos para pensar no exato momento em que você estiver realizando seu último suspiro de vida, agora, neste exato momento, feche os olhos e reflita: Quais são as lembranças que vem a sua mente? São  os carros que comprou, as roupas de marca que comprou, seu apartamento novo com varanda, as horas extras que passou no trabalho. Ou será que nesse momento você vai lembrar da Vida que deixou de ter, dos abraços que deixou de dar, dos momentos com sua família que não pode ter, dos seus filhos que não viu crescer.  Faça suas escolhas e mude seu destino.

GOSTOU? COMPARTILHE COM SEU AMIGOS !

Share This