Um dia depois do mergulho de Batismo estávamos inscritos no Curso mergulho autônomo PADI em Arraial do Cabo – RJ.

Porquê se tornar mergulhador?

Amamos estar em contato com a água, seja em cachoeiras, rios, praias ou mesmo no chuveiro (risos). Eu nasci no RJ, cidade rodeada de praias e ela em uma ilha chamada Sicília, precisa explicar mais a origem do nosso amor pelo mar?

Aos amantes de dados: Cerca de 70% do planeta terra está submerso, logo, como viajantes e exploradores temos a obrigação de mergulhar ao redor do mundo e conhecer esse mundo submerso.

Sobre o curso de mergulho

Realizamos o curso na MasterDive em Arraial do Cabo – RJ. O curso tem duração de 2 ou 3 dias, a escolha vai de acordo com a velocidade de aprendizagem do aluno. Nós escolhemos o curso de 2 dias pois é o mais indicado ao nosso perfil, a taxa de aprovação no curso de 2 dias é de 70%, ou seja, 3 pessoas não iam passar na turma de 10 alunos.

CURSO DE MERGULHO – PRIMEIRO DIA

O dia começa às 06h com a apresentação do instrutor falando sobre como será o curso e algumas orientações sobre as exigências PADI para formar um mergulhador.

Recebemos todo o material teórico da PADI 1 semana antes do curso presencial, para que possamos estudar em casa e chegar no dia do curso presencial com a matéria para ser revisitada de maneira rápida. Muitas pessoas não fazem isso e acabam tendo dificuldades em acompanhar a velocidade do curso.

Mergulho em água controlada (na piscina)

O primeiro contato com a água é na piscina, separação, montagem dos equipamentos e entramos na piscina com os instrutores.

Habilidades como: Remover o respirador embaixo d’água, remover a máscara parcial e total, ficar sem ar e solicitar o ar para o dupla. Algumas habilidades causam desespero em alguns alunos que não conseguem finalizar o exercício e decidem não continuar o curso.

Eu e a Van conseguimos realizar essas habilidades sem problemas, somos quase peixinhos.

Mergulhos em águas abertas (no mar)

Na parte da tarde siguimos para o mergulho no mar, lá vamos reproduzir as habilidades feitas na piscina e fazer uma pequena navegação para aprimorar a flutuabilidade.

No fim do dia quem quiser pode se dedicar ao estudo do material teórico para não ter dificuldades na prova, como haviamos estudado em casa, optamos por descansar para o dia seguinte.

 

CURSO DE MERGULHO – SEGUNDO DIA

Pela manhã (06h) temos aula teórica e simulado para a prova que ocorreu ao meio dia. Para ser aprovado na prova PADI, temos que acertar no mínimo 80% das questões.

Sobre a prova, não há muito mistério, todo material é exposto e falado em sala de aula. Quem prestar atenção e tiver facilidade com contas simples de matemática vai ter sucesso na prova.

Mergulhos em águas abertas (no mar)

Os mergulhos são divididos em duas partes: aula com instrutor e avaliação. Primeiro, treinamos flutuabilidade, navegação por GPS, remoção completa da mascara e desalagar a máscara e subida de emergência… Na segunda parte, somos acompanhados por um Instrutor PADI que vai nos avaliar na navegação e flutuabilidade, vamos seguindo ele e acompanhando seu nível de profundidade, se ele sobe nós subimos e se ele vai ao fundo também vamos. Ao decorrer do percurso o instrutor vai sinalizando quem está aprovado e pode subir para superfície e comemorar.

Ao fim, voltamos a base para assinar os documentos de certificação e preencher nossos primeiros mergulhos no logbook de mergulho PADI.

Uma experiência incrível que vai nos trazer muitas alegrias ao longo dos anos e quem sabe fazemos desse hobby uma atividade lucrativa pelo mundo. Em breve iremos trazer mais matérias sobre mergulho.

Somos mergulhadores!

O QUE ACHOU DA MATÉRIA? COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA.

Share This